Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

Conheça os principais tipos de segmentação no marketing

Definir um público-alvo não é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante saber para quem o seu serviço ou produto será direcionado, e para isso, a segmentação de mercado dentro do marketing faz toda a diferença.

Sabendo de todos os desafios que muitos empresários enfrentam na hora de saber para quem produzir, fizemos este artigo para te ajudar a entender o que é segmentação, quais existem, qual a importância dela e como aplicá-la de forma prática no seu negócio.

 

O que é segmentação?

Segmentação é colocar pessoas em grupos determinados de acordo com suas características, esses atributos serão abordados mais à frente quando falarmos sobre os tipos de segmentação que existem.

Ela é responsável por saber quais as dúvidas das pessoas e colocar todas em um mesmo grupo, se várias delas tiverem dúvidas sobre os gastos para abrir uma empresa, você já possui um grupo que pode segmentar para ajudar.

No entanto, neste primeiro momento saiba que segmentação é colocar pessoas dentro de um grupo específico de acordo com as suas características, e assim, produzir algo relevante para este grupo.

 

Para que serve a segmentação?

A segmentação é muito importante dentro do marketing, pois é ela que te permite construir o seu público-alvo e entender quais são os desejos, vontades e características deles. É uma das poucas coisas que existem no mercado que te proporcionam a chance de conhecer a fundo o grupo de pessoas que te acompanha e se interessa pelo seu trabalho.

Essas informações conseguem te dar um norte para saber o que você deve fazer para manter este público por perto.

Com a segmentação você consegue saber quem está a procura de abrir uma academia para iniciantes ou quem está interessado em fazer um curso profissionalizante, a segmentação te dá informações sobre o seu público e sobre o que ele procura.

 

Quais os tipos de segmentação que existem?

Agora que você entendeu o que é a segmentação e para o que ela serve, vamos mais a fundo e te mostrar quais os tipos de segmentação que existem.

1-Segmentação Psicográfica
É entender a personalidade do seu cliente, quais ideais ele defende e qual estilo de vida ele é adepto.

Esse tipo de segmentação foca na personalidade de cada pessoa, tímidas, animadas, estressadas ou deprimidas, como essa pessoa vive e qual a personalidade que ela adota.

Por exemplo, uma pessoa vegana que não usa e consome nada de origem animal pode entrar dentro deste tipo de segmentação, pois o veganismo é um estilo de vida e as pessoas que são adeptas a ele desenvolvem uma personalidade de acordo com este estilo.

Conhecer a personalidade dos seus clientes é extremamente importante para saber quais são os gostos e preferências deles.

Se você for um especialista em projeto de paisagismo, esse tipo de segmentação pode te ajudar ainda mais a conhecer a personalidade do seu cliente e o que vai ficar melhor para o projeto dele.

2-Segmentação Geográfica
A segmentação geográfica é aquela que se refere a localização e região que os seus clientes se encontram, esses lugares podem ser bairros, cidades, regiões, Estados ou até mesmo países.

Mas, é importante saber qual região está mais a procura de determinado serviço, afinal de contas, os interesses de compras das pessoas mudam de acordo com o lugar onde elas vivem.

Talvez em no centro de São Paulo você ache mais pessoas interessadas em fazer a renovação AVCB do que no interior, é importante colocar esses números na balança e ver qual região vale mais a pena para o seu negócio.

3-Segmentação Demográfica
É focada em analisar os clientes por meio do seu gênero, idade, estado civil, nível de escolaridade e outras características mais pessoais sobre essas pessoas.

É um tipo de segmentação muito usada também dentro de grandes empresas, pois os profissionais de marketing sabem que os objetivos das pessoas também são guiados por suas características demográficas.

Trazendo para a prática, se você for um ginecologista em Campinas, por exemplo, sabe que o seu trabalho é voltado para as mulheres, então a segmentação demográfica vai te ajudar a encontrar mulheres em Campinas que estão à procura de um ginecologista.

4-Segmentação Comportamental
Essa segmentação diz respeito ao comportamento do cliente no momento da compra, se ele pesquisa muito antes de comprar, se ele vai atrás da opinião de outras pessoas, por qual dispositivo ele compra, onde ele acha a oferta e outras características.

Se uma pessoa está à procura da sua recuperação de crédito junto ao seu banco, qual a trajetória que ela faz até encontrar a solução? Aonde ela vai procurar e o que ela faz para resolver este problema?

A segmentação comportamental é entender o passo a passo que o seu cliente dá para adquirir um determinado produto ou serviço, que pode ser até mesmo o seu.

Esses são os principais tipos de segmentação, os mais usados e que mais apresentam resultados positivos.

Agora que você já os conhece, vamos apresentar dicas de como realizar essas segmentações e obter as informações que cada uma delas pede.

 

Como fazer a segmentação?

1-Determine qual tipo de segmentação prefere:
Antes de começar com as pesquisas você precisa saber qual segmentação vai escolher, a psicográfica, demográfica, geográfica ou comportamental.

Essa escolha irá guiá-lo durante todo o procedimento de pesquisa para, assim, obter os resultados que almeja.

Caso você nunca tenha feito a segmentação antes, pode escolher a que mais achar prática, ou então, testar uma de cada vez para ver qual te oferece um melhor resultado.

E após isso, pode definir um tipo de segmentação padrão para a sua empresa ou negócio.

2-Faça perguntas para os seus clientes:
Após definir o tipo de segmentação que quer, o próximo passo é conhecer o seu público para começar a separá-los em grupos específicos.

Para isso, você pode usar as redes sociais, que possuem várias ferramentas de perguntas e respostas que te ajudarão a conhecer mais o seu público.

Por meio destes questionamentos você consegue saber quantas e quais pessoas querem alugar salão comercial em São Paulo, esse retorno te permite um filtro objetivo sobre os desejos dos seus clientes.

A segmentação só acontece quando você conhece os seus clientes, e não tem como você conhecer alguém se você não se comunicar com ela.

Por isso, não tenha vergonha, pergunte o que deseja saber para os seus clientes, saiba quais são as suas vontade e desejos, só eles poderão te ajudar durante este processo.

3-Use plataformas de métricas que o ajudarão neste processo:
Métricas são medidas contábeis sobre o resultado de estratégias usadas durante um processo, elas permitem com que você obtenha informações valiosas sobre o público que acompanha o seu trabalho e conteúdo.

Uma das plataformas mais usadas é o Google Analytics, que apresenta diversos dados e relatórios sobre as ações dos usuários no seu blog ou nas suas redes sociais.

Ele consegue, por exemplo, mostrar o volume de procura por uma consultoria em gestão no último mês, quais pessoas procuraram por isso e de onde elas são.

Essas informações conseguem te deixar a par sobre o comportamento dos seus clientes, e assim, continuar o processo de segmentação.

 

Qual a importância da segmentação?

Como dito anteriormente, a segmentação te permite conhecer mais sobre a vida, gostos, preferências e rotinas das pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço.

Além de atrair novas pessoas, a segmentação garante a fidelidade deles, pois a identificação com o seu trabalho será imediata e as chances dos clientes irem atrás de um outro fornecedor, serão ainda menores.

Em uma realidade onde as pessoas são bombardeadas de informações e propagandas todos os dias por intermédio de todos os veículos de comunicação.

Saber sobre essas estratégias fazem toda a diferença para que o seu negócio seja um diferencial no mercado e traia não só clientes, mas seres humanos com uma vontade genuína de conhecer o seu trabalho.

 

Considerações finais

Mesmo sendo um desafio para muitos empresários e empreendedores, a segmentação de mercado trouxe e traz inúmeros benefícios para grandes e pequenas empresas.

Se preocupe sempre em conhecer pessoas e não só números que se tornaram em conversão, saber quais os sentimentos e pensamentos do seu público fazem toda a diferença para que o seu negócio seja humanizado e atrativo.

Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo para você, leia e releia se for necessário, mas não deixe de aplicar as dicas apresentadas aqui.

Com certeza elas trarão um novo olhar para os seus clientes e para o seu negócio, te mostrando a importância de conhecer bem as pessoas que confiam no seu trabalho.

*Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar nas redes sociais

Leia também