Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

7 dicas de marketing de relacionamentos para 2022

O marketing de relacionamentos é tudo o que você faz para construir um relacionamento forte e duradouro com seus clientes, melhorando os contatos. Uma das tarefas mais caras e difíceis para qualquer negócio é conquistar novos consumidores fiéis.

Chamar a atenção de clientes potenciais, oferecer um atendimento convincente e, em seguida, fazer uma venda pode ser muito caro, considerando cada etapa. Por isso, fidelizar os consumidores se torna cada vez mais crucial para o sucesso do negócio.

Com o marketing de relacionamento as marcas têm modos de construir relações com cada lead. Assim, todo o processo fica mais fluido e recompensador.

Descubra o que esse conceito significa, como o público se comporta hoje em dia e os estágios de mudanças pelos quais ele passou até o momento e como o marketing de relacionamento pode contribuir para interações mais qualificadas.

Entenda o que é o marketing de relacionamentos

Esse tipo de marketing difere do marketing tradicional por ser relacional e não transacional. A velha maneira de fazer campanhas, focada em ganhar mais vendas, está perdendo a força.

Uma maneira nova de se concentrar na criação de uma melhor experiência geral da marca não apenas ajudará a atrair mais clientes, mas também ajudará a reter os clientes existentes a longo prazo.  Essa mudança para uma abordagem mais pessoal do marketing vem de consumidores que querem experiências de compras diferenciadas e vem se consagrando como um modelo efetivo para relações comerciais. Afinal, hoje não basta vender cortinas blackout, é preciso associá-las a todo um estilo de vida baseado em valores que combinam com o público-alvo da marca.

As pessoas querem ver que a empresa tem um rosto real por trás do seu logotipo, que ouve as preocupações e dá um passo adiante para deixá-las felizes apenas com seus produtos e serviços, defendendo as mesmas causas e tendo os mesmos valores. 

As compras são cada vez mais estimuladas por avaliações e necessidade de identificação.

Como o público mudou

Não é incomum que todas as empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação, intensifiquem a concorrência devido à globalização do mercado e do surgimento de novas tecnologias. 

Ao mesmo tempo, o grande público de consumidores também está mostrando uma mudança em seu comportamento.

Ele é cada vez mais exigente quanto aos produtos e serviços que recebe das marcas. Mais ainda, esses clientes também tendem a buscar novas opções mais flexíveis e que ofereçam algo que vá além da experiência de compra tradicional.

Por essas razões, a introdução do marketing de relacionamento é muito importante. 

Quando bem feitas, as estratégias de relacionamento proporcionam uma experiência única e personalizada, criando uma sensação de conexão para os clientes.

Isso permite que eles fiquem menos vulneráveis a novas opções e mantenham relacionamentos longevos com as empresas, desde fabricantes de Nobreaks industriais a prestadores de serviço de manutenção, ou mesmo em clínicas estéticas.

Além disso, o sucesso no marketing de relacionamento requer conhecer, pesquisar e identificar as preferências e comportamentos dos clientes, possibilitando que essas interações de valor ocorram.

Todas essas informações ajudarão a marca a desenvolver produtos e serviços melhores e tornar seus investimentos mais seguros, garantindo maior eficiência e lucratividade.

Confira 7 dicas de marketing de relacionamento

Como regra geral, para realizar o marketing de relacionamento internamente, todos na empresa devem entender a cultura organizacional e receber treinamento de excelência.

Os colaboradores devem estar dispostos a buscar soluções, auxiliar os usuários e fomentar a empatia.

Com base nisso, confira as principais dicas para implementar estratégias de marketing de relacionamento nas redes sociais e nos processos de sua empresa.

  1. Tenha boa frequência de postagem

    Você provavelmente tem um perfil pessoal nas redes sociais e o acessa com frequência.

    Além disso, possivelmente notou que os sites que mais interessam são aqueles que possuem uma política de postagem regular e compartilham regularmente novos conteúdos e materiais, mesmo que sejam aspectos da rotina.

    Assim, se você gerencia o perfil de uma empresa que produz Lava olhos de Emergência  em uma rede social, este procedimento deve ser o mesmo.

    Monte um calendário para desenvolver seu conteúdo de forma estratégica e regular.

    O intuito é que seu perfil na rede esteja sempre atualizado e traga novidades para seus seguidores. Isso aumenta o engajamento com a marca.

  2. Alinhe-se à persona

    As redes sociais usam linguagens diferentes e atraem diferentes públicos que trabalham de uma forma própria.

    Ao contrário do que muitos podem pensar, ao criar uma publicação, pense sempre na sua persona ideal, não em todos os tipos de público que pode alcançar. 

    Lembre-se que um público qualificado é melhor que um alto volume de seguidores que não engajam, por exemplo.

    Também é muito importante saber como se portar em cada plataforma e canal de contato. 

    Por exemplo, nas redes sociais, o Twitter precisa de textos curtos, postagens objetivas e palavras muito diretas. Já o Instagram destaca a imagem, então a legenda não precisa ser tão extensa, mas a foto precisa ser chamativa.

    Quando se trata de potenciais consumidores é importante conhecê-los bem. 

    Para isso, tenha personas bem estruturadas, identifique as redes sociais que elas utilizam e adote a melhor linguagem para alcançar essas pessoas em múltiplos canais.

    O Instagram, assim como o Snapchat, tem uma longa história de conquista de público jovem. Portanto, você precisa editar sua postagem em uma linguagem que esses seguidores possam acessar.

    Da mesma forma, no caso de empresas B2B (Business to business), também é importante combinar o tom do seu post com a persona de um curso de desenhista projetista, por exemplo, promovendo materiais mais instrutivos.

    Por isso, certifique-se de que todas as postagens usem a linguagem e o tom que representam sua marca.

  3.  Acompanhe de perto os resultados

    Como o trabalho na rede social está em constante evolução, o desenvolvimento da estratégia e as conquistas devem ser monitoradas.

    Para se fortalecer e atrair mais seguidores, você precisa saber o que funciona e o que não funciona com seu público  e aperfeiçoar essas ações.

    As redes sociais são ótimos canais para fomentar o marketing de relacionamento devido a proximidade com o público.

    Além disso, fornecem uma variedade de métricas e dados após o alcance, incluindo informações sobre engajamento e seguidores.

    Essas informações e insights podem ser encontrados monitorando as redes sociais e são fundamentais para manter a qualidade dos contatos e campanhas, atualizando as preferências dos clientes.

    Conhecendo os espectadores e entendendo como eles se relacionam com o conteúdo da sua rede, você pode criar material e desenvolver estratégias de comunicação mais eficazes.

  4. Desenvolva programas de fidelidade

    Outro passo importante na construção de um forte relacionamento com o cliente é a criação de um programa de fidelidade que proporcione benefícios a cada compra que o cliente fizer na loja.

    Esses programas precisam ser cuidadosamente projetados e as regras devem ser esclarecidas para o cliente.

    Essas ações podem consistir em brindes a partir de x reais, compras, descontos progressivos e muito mais.

    Por exemplo, se um distribuidor de Peças para trator  pretende implementar essa estratégia, ele pode estabelecer com os clientes um pedido mínimo para desconto, ou mesmo considerar que a quinta entrega de atuador terá uma remessa a mais de peças.

    Para isso, é importante desenvolver dinâmicas que sejam sustentáveis ​​para as empresas e que mantenham o público interessado em fazer negócios com você.

  5. Foco no pós-venda

    Muitos empreendedores cometem o erro de acreditar que o processo de aquisição de clientes termina com as vendas. Mas é o pós-venda que pode construir relacionamentos duradouros com os consumidores.

    As pesquisas de satisfação são bem úteis nesse aspecto. Com elas, é possível entender o que funcionou e o que precisa ser melhorado no processo de atendimento de uma Dobradeira de chapa manual, por exemplo.

    Além disso, você pode manter contato com os clientes e enviar e-mail marketing com:

    • Ofertas segmentadas;
    • Newsletters;
    • Solicitação de opiniões;
    • Cupons de desconto.

    Portanto, considere o pós-venda como parte fundamental do seu planejamento estratégico de marketing de relacionamentos e ofereça materiais qualificados e indicações de benefícios durante o novo estágio de contato.

  6. Fique atento aos feedbacks

    Sempre preste atenção ao feedback do consumidor em relação ao seu negócio, serviço ou produto.

    Na verdade, é interessante pedir aos próprios clientes que avaliem a qualidade do produto ou serviço prestado, como no processo de uma análise química .

    Para isso, monte um formulário e envie por e-mail à lista de contatos. Depois de obter um certo número de respostas, colete as informações e crie um relatório.

    A partir daí, você pode observar o que seu negócio pode melhorar, fazer ajustes estratégicos para atrair mais pessoas e se tornar uma autoridade de mercado.

    Não se esqueça de responder a cada feedback, seja ele bom ou ruim, e agradecer às pessoas que responderam ao seu formulário.

  7.  Invista em bom atendimento em todas as etapas

    O atendimento qualificado não é focado apenas no pré-venda. Se você tem uma marca que oferece serviços que podem ser contratados com mais frequência, o rastreamento de clientes faz toda a diferença na construção de relacionamentos de longo prazo. 

    Portanto, é necessário esclarecer como tratar os clientes antes, durante e após a venda.

    Em primeiro lugar, tenha vários canais de comunicação (desde que devidamente identificados como efetivos para a comunicação com o público) para chegar ao grupo-alvo e alcançá-los sem problemas.

    Mas tenha cuidado! Se você habilitar todos os canais, terá que responder a todos os canais. Então, é aconselhável escolher apenas aqueles que podem ser bem gerenciados para otimizar a rotina diária.

    Caso o cliente entre em contato, forneça o máximo de informações possível sobre o que oferece antes da venda. 

    Mantendo contato, e indicando novas opções de aprimoramento consegue-se construir um bom marketing de relacionamento.

    É recomendado usar o e-mail marketing para isso. 

    De tempos em tempos, envie um e-mail com informações relevantes, novos serviços ou produtos, descontos ou até mesmo um brinde em uma data comemorativa que seja interessante.

    Por exemplo, no caso de um Sistema de filtração a vácuo você poderá questionar outros temas de interesse e continuar acompanhando os conteúdos que mais engajam. 

    Após um tempo, pode identificar o interesse de parte desses alunos pelo treinamento de primeiros socorros. Neste caso, ela pode encaminhar um informativo sobre a disponibilidade de uma nova turma com foco nesse tema e oferecer condições exclusivas para ex-alunos.

Considerações finais

A construção de relacionamentos duradouros envolve planejamento e atenção às demandas da clientela.

Na internet, quem se destaca é quem sabe explorar nichos de consumo com afinco e dedicação.

Um marketing que privilegia o intercâmbio de ideias e impressões entre marca e consumidor é primordial para isso, principalmente quando focado em interações de valor.

Dito isso, as dicas e informações disponibilizadas neste material focam na construção do relacionamento de qualidade a longo prazo, de modo a contribuir com o estabelecimento de técnicas que evidenciem sua empresa nesse contexto. 

Afinal, a estratégia de relacionamento faz toda a diferença para o estabelecimento de uma empresa competitiva e de destaque no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar nas redes sociais

Leia também