Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

COMO IDENTIFICAR OS COLABORADORES DE POTENCIAL PARA FORMAÇÃO DE EQUIPES DE PROJETOS

Cada vez mais as empresas precisam estar preparadas para crescer em um mercado tão competitivo buscando melhoria em todos os seus processos. Mas é impossível vencer todas as barreiras impostas pelo mercado, se as organizações não possuírem colaboradores comprometidos e experientes quanto a conhecimentos, habilidades e atitudes.

As pessoas com alto nível de conhecimento e experiências passam a ser o principal alvo de procura pelas organizações, porque são elas as quais geram ótimos resultados e consequentemente o sucesso dos projetos.

Para as organizações atingirem resultados através das pessoas, é necessário que os gerentes de projetos passem a conhecer os perfis de cada profissional e desenvolverem suas habilidades, criando métodos de treinamentos ou aplicando ferramentas de avaliação por competência, o qual lhe dará uma visão do quadro em que cada colaborador se encontra.

Abaixo apresentarei um estudo de caso em um setor de TI para a inicialização do desenvolvimento de um portal, aplicando aos colaboradores uma ferramenta de avaliação por competência, a fim de identificar as habilidades e conhecimentos determinantes para tarefas específicas. Desta forma, com a utilização desta ferramenta aumentam as alternativas de formação de equipes para diferentes projetos, agregando forças capacitadas, maturidade e experiências ao gerente de projetos nas escolhas certas dos recursos para composição da equipe de trabalho.

Sabemos que formar equipes bem-sucedidas e eficientes requer do gerente de projetos mais do que descrições de funções, exige conhecer bem as competências dos colaboradores e princípios que desenvolva o senso de prioridades estabelecido através de diretrizes quanto à forma de como a equipe deve trabalhar suprindo as necessidades do projeto.

Pensando em suprir as necessidades do desenvolvimento deste estudo de caso, e assim, buscar com a alocação correta dos recursos aos projetos um resultado positivo, foi realizado avaliações com os colaboradores do setor, identificando seus conhecimentos a contribuir com soluções rápidas e eficazes as funções a exercerem. O resultado da avaliação foi apresentado através de um gráfico que auxiliou o gerente de projeto identificar de forma individual as lacunas de qualificação em tarefas específicas, passando ser trabalhados, visando sempre o nivelamento de conhecimentos e maturidade profissional.
Segue abaixo uma figura ilustrativa do resultado da avaliação de um dos integrantes do setor de TI.

Segundo o estudo de caso, a necessidade do gerente de projetos conhecer as habilidades dos recursos disponíveis, fez com que o mesmo aplicasse os questionários de avaliação por competência a todos os colaboradores do setor de TI, a fim de selecionar quatro integrantes a desenvolver o portal, pelo fato de que precisaria disponibilizar outros três integrantes a participarem de um novo projeto que iniciaria logo após. Esses quatros selecionados deparariam com requisitos extensos de grandes riscos, sendo assim, a equipe deveria ser madura quanto aos seus conhecimentos específicos e habilidades para soluções de problemas.
A figura a seguir permite uma visão dos colaboradores, o qual foi aplicado à avaliação.

O processo de avaliação por competência aos colaboradores do setor de TI, chamou a atenção de outros gestores da organização, perante ao sucesso em que a ferramenta apresentou quanto a identificação das competência individuais dos profissionais, que agregou valor na formação correta da equipe, gerando resultados positivos para o projeto e para o desenvolvimento dos mesmos.
A tabela a seguir mostra o resultado obtido quanto à avaliação aplicada individualmente.

De acordo com os resultados apresentados da tabela acima, os colaboradores encontram-se em níveis diversificados da atuação, porém eles foram selecionados de acordo com a pontuação segundo o nível do cargo que atuam, pelo fato da necessidade ser a execução imediata do projeto, contando com a experiência profissional do ramo.
O gráfico a seguir foi gerado a partir dos resultados obtidos da tabela acima.

Concluindo, a ferramenta de avaliação por competência, se aplicada adequadamente, pode ser um recurso transformador nas mãos dos gerentes de projetos na administração das pessoas de seu setor, auxiliando-os na formação e na manutenção de suas equipes.

Com a aplicação desta ferramenta aos colaboradores deste estudo de caso, foi possível obter uma análise sistemática do desempenho profissional em função das suas atitudes, habilidades e conhecimentos, requisitos fundamentais para o gerente de projeto encontrar pontos fortes e fracos do avaliado, a fim de potencializá-los e apresentar aos colaboradores suas possibilidades de melhoria.

Vale a pena ressaltar que a implantação de uma ferramenta como esta nas organizações, podem aumentar o estímulo e motivação para o trabalho, pois é claro, transparente e contribui para a obtenção dos objetivos e resultados individuais, consequentemente aos resultados da empresa, que para este cenário do estudo de caso contribuiu na formação de uma equipe competente a realizar o desenvolvimento de um portal com excelência em qualidade em um curto espaço de tempo.

REFERÊNCIAS – Jéssica Pérez;

Compartilhar nas redes sociais

Leia também