Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

ENTENDENDO CLOUD COMPUTING E SEUS BENEFÍCIOS

Cloud computing ou computação em nuvem possibilita de maneira simplificada e com ótimo custo/benefício a construção de infraestruturas para os mais variados tipos de aplicações, serviços e sistemas relacionados com computação. Existem 3 categorias no cloud computing, as quais serão abordadas abaixo:

SaaS (“Software as a Service – Software como Serviço”)

Você provavelmente usa ou já usou algum serviço em nuvem que se enquadra nesta classe. Serviços como Bing, Google, Yahoo, Duckduckgo, Gmail, Livemail, Google Docs, Office 365 e mais uma infinidade de outros serviços. Nesta modalidade ter acesso à internet é requisito obrigatório.

PaaS (“Platform as a Service – Plataforma como Serviço”)

Essa modalidade geralmente é utilizada por profissionais ou empresas de TI, pois diferentemente do SaaS onde é disponibilizado um serviço pronto para atender a necessidade do usuário, no PaaS é disponibilizado toda uma estrutura que permite as empresas construir suas próprias soluções de serviços e softwares em nuvem, como por exemplo soluções como Google AppEngine, Dynamics CRM, Salesforce, Heroku, S3 Amazon.

IaaS (“Infrastructure as a Service – Infraestrutura como Serviço”)

Em IaaS, de modo geral o que é disponibilizado é apenas o hardware. É equivalente a ir em uma loja para comprar ou alugar um computador, com a diferença que você não o leva para casa. O usuário fica responsável por instalar o sistema operacional, softwares e realizar todas as configurações necessárias, com isso fica evidente que é uma solução voltada exclusivamente para profissionais e empresas de TI. Os serviços mais conhecidos desta modalidade são EC2 Amazon, Blue Cloud IBM.

Alguns Benefícios da Computação em Nuvem

Infraestrutura compartilhada: vários clientes e softwares podem dividir uma mesma plataforma evitando um alagamento na rede ou lentidão nas operações e funções realizadas por suas aplicações ou sistemas.

Serviços on demand (sob demanda): o desempenho da plataforma pode variar automaticamente de acordo com o volume de usuários “logados” em seu sistema ou o número de transações simultâneas, ou para qualquer outro fator ou fatores que demandem um maior poder computacional. Esta capacidade de aumentar ou diminuir o poder computacional sob demanda viabilizado pelo cloud computing, permite que seu sistema responda da maneira esperada, mesmo nos momentos de maior “estresse”, como por exemplo, no momento de promoções relâmpagos de um e-commerce.

Serviços escalonáveis: é possível, de maneira transparente para os usuários, aumentar o poder computacional de sua plataforma. Ou seja, se seu sistema tem uma demanda contínua e exponencial de maior poder computacional, como por exemplo, um sistema de gerenciamento de marketing multinível como o GMR Komeia, onde em um cenário hipotético a rede de associados dobra de tamanho a cada mês, este aumento acaba por demandar mais poder computacional e ao fazer uso de computação em nuvem é possível atender essa necessidade com um downtime muito pequeno ou inexistente. É possível aumentar o poder computacional sem retirar o sistema do ar, ou ainda, no pior dos casos, o mesmo fica fora do ar de forma planejada e por um curto espaço de tempo.

Os benefícios do cloud computing explicados acima são alguns dos fatores que tornam possível o GMR Komeia suportar um número ilimitado de associados de maneira eficiente e com o melhor custo/benefício.

REFERÊNCIAS – Rafael Moraes;

Compartilhar nas redes sociais

Leia também