Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO

Não é difícil imaginar que um funcionário desmotivado produza muito menos pela empresa do que alguém que está motivado com o que faz, sem contar que sem motivação esse funcionário pode escolher sair da empresa sem pensar duas vezes. E claramente esse não é o perfil de profissional que as empresas buscam.

Existem diversos meios de motivação e cada funcionário reage de uma maneira diferente a cada uma delas, por isso, conhecer e entender seus colaboradores acaba se tornando parte essencial na gestão de um negócio. Mas quais as melhores estratégias a se adotar para evitar uma situação de desmotivação na equipe?

A empresa deve ter metas, isto a nível geral e individual. Quando há uma meta a ser atingida, a pessoa toma aquilo como motivação para realizá-la. Mas é importante salientar que as metas devem ser ousadas e desafiadoras para que seus colaboradores não as adotem como zona de conforto.

Seu processo seletivo deve ser exigente e transparente. Antes de contratar um colaborador na sua empresa é importante analisar se seus valores estão alinhados para que não haja nenhum conflito de interesse. Quando empresa e funcionário possuem a mesma visão, o trabalho em conjunto flui mais facilmente.

Adote a meritocracia. É importante valorizar a conquista e alcance dos resultados como forma de reconhecimento, independentemente da posição hierárquico ou cargo.

Feedbacks individuais. Cada pessoa possui suas particularidades e ter uma abordagem individual nos feedbacks pode ajudar muito a controlar comportamentos que fogem do padrão desejado e motivar aqueles que não estão motivados e garantir uma boa gestão independente do nível hierárquico.

Compartilhar nas redes sociais

Leia também