Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

Marketing de dados: Saiba o que os dados dizem sobre suas estratégias

O marketing digital é, em larga medida, baseado na coleta de dados dos consumidores. Essa característica faz com que seja necessário lidar com as informações de forma diferenciada, através do marketing de dados.

A partir do momento em que um lead visita o site da empresa e informa nome e e-mail, por exemplo, a coleta de dados já é iniciada e ações mais direcionadas podem ser criadas.

Ou seja, um prato cheio por exemplo para escritórios de consultoria ambiental aracaju.

Tendo isso em vista, preparamos este material para trazer a definição, a importância e as dicas para usar o marketing de dados sistematicamente, confira.

Conheça o marketing de dados

Hoje em dia, as empresas têm à disposição delas uma infinidade de dados, seja da base de clientes ou do desempenho do negócio em si.

Um gestor pode ter acesso a:

  • Número de conversões mensais;
  • Produtos mais comprados;
  • Atuação das empresas concorrentes;
  • Impacto das estratégias.

No entanto, não basta ter esse acesso sem possuir a capacidade de contextualizar e interconectar cada informação.

O marketing de dados serve para criar toda uma estrutura de ação com base nos dados coletados.

Uma vez que empresas de automação residencial por exemplo,  tem o controle de pesquisas das palavras-chave automação residencial preço, elas têm as ferramentas necessárias para avaliar o que foi feito no passado e o que deve ser feito no futuro para alcançar resultados melhores.

A ideia central é saber lidar com o grande volume de dados para dar forma a estratégias e abordagens mais assertivas e coerentes com os objetivos pré-determinados dentro da empresa.

Os benefícios do marketing de dados

O ambiente digital altera substancialmente as relações entre cliente e empresa. A jornada de compra tende a ser menor, a competitividade com outras marcas cresce muito e as pessoas estão mais exigentes.

Em um cenário repleto de variáveis, os dados representam diferenciais determinantes. As marcas que produzem atuador de dupla ação podem ter uma compreensão mais completa do mercado a partir da gestão de dados.

Pode-se dizer que essa é uma característica cada vez mais necessária no mercado atual. Portanto, continue a leitura para conhecer os benefícios do marketing de dados.

  1. Conhecer o consumidor

Os e-commerces não têm sede física, mas o atendimento personalizado ao cliente continua sendo imprescindível.

Desde a primeira visita até a hora de fechar a compra, os dados estão sendo produzidos em tempo real.

O marketing de dados é útil para acompanhar o comportamento das pessoas diante das estratégias de divulgação de Epr equipamento de proteção respiratória.

Dessa forma, a equipe responsável pode desenvolver ações mais sofisticadas e adequadas para a persona da empresa.

  1. Mensurar as estratégias

Não é sempre que uma estratégia gera os frutos esperados. Às vezes, é necessário realizar alterações.

A partir da análise aguçada de dados, os resultados de cada estratégia podem ser mensurados em tempo real.

O número de impressões, a taxa de cliques e o tempo de navegação dizem muito sobre a qualidade de um anúncio ou uma postagem.

Caso isso seja identificado, cabe às equipes se reunirem para definir o que será mudado na estratégia.

Dessa forma, as empresas de tinta epóxi resinada correm menos riscos de perderem leads e clientes por conta de erros no planejamento ou na abordagem.

  1. Calcular o ROI

O Retorno sobre Investimento é uma das métricas principais na hora de conferir se o investimento em marketing está dando um bom retorno.

O ROI pode ser calculado subtraindo o valor do investimento pelo valor arrecadado durante a campanha e, então, dividindo o resultado pelo investimento.

Já que o marketing de dados traz mais assertividade à atuação corporativa, o ROI tende a ser beneficiado.

Afinal, o orçamento da empresa não sai prejudicado e os recursos podem ser melhor segmentados a partir de então.

  1. Proporcionar previsibilidade

Os dados não são capazes de prever o futuro totalmente, mas trazem indícios de novas tendências, oportunidades e riscos que estão se desenhando no horizonte.

O mercado está cada vez mais fugaz. Durante certo período o  desengordurante para caixa de gordura pode ser um fenômeno de vendas, até que meses depois uma nova tecnologia chegue para substituí-la.

Ter a capacidade de se manter nesse cenário incerto é uma qualidade essencial e o marketing de dados também pode ajudar.

Isso porque as informações armazenadas carregam insights que podem mostrar novos nichos de mercados a serem explorados.

É assim que uma marca garante a longevidade: adaptando-se às tendências com criatividade e inovação.

  1. Embasar as estratégias

Toda estratégia precisa apresentar resultados. O ideal é que eles venham organizados em planilhas e relatórios detalhados.

Quando os colaboradores da empresa especializada em Cabeamento estruturado campinas trazem dados coerentes para mostrar os resultados, a equipe de gestão tem mais certeza sobre os rumos de todo o negócio.

Com isso, as metodologias de ação se tornam eficientes e todos os profissionais envolvidos têm noção do que a empresa espera deles.

  1. Acompanhar a concorrência

É sempre pertinente saber o que as marcas concorrentes estão fazendo em termos de marketing.

Fique atento e colete informações sobre as empresas desse segmento. As estratégias deles podem alimentar novas ideias, além de preparar o terreno para enfrentá-los.

Como aplicar o marketing de dados

Por fim, vamos mostrar como o marketing de dados pode ser aplicado no dia a dia de uma empresa.

Trata-se de um conjunto de estratégias que demandam conhecimento técnico para serem plenamente aplicadas.

Acompanhe os tópicos a seguir para ficar por dentro dos detalhes do marketing de dados.

  1. Integre canais digitais e pontos de venda

Diversas marcas trabalham com omnichannel, isto é, vendas tanto na sede física quanto pela internet.

As duas modalidades precisam ser sincronizadas. Não é benéfico privilegiar uma e negligenciar a outra.

Quando os canais convergem, as oportunidades e as conversões se multiplicam. A marca cresce e mais clientes ficam satisfeitos, visto que podem começar as operações em um canal e finalizar em outro, facilitando todo o processo.

Para isso, é necessário integrá-los sobre uma mesma visão. É isso que vai guiar a coleta e a análise dos dados.

  1. Cuidado com o cadastro de clientes

É muito comum que atendentes não cadastrem as informações do cliente de forma correta.

Isso não pode acontecer, pois é o cadastro que fornece os dados que serão usados ao longo da jornada de compra de cada visitante.

Redobre a atenção dos profissionais responsáveis por essa etapa. Qualquer erro que passar despercebido vai ter um impacto profundo nas etapas posteriores.

  1. Saiba segmentar ofertas

Os leads que compõem a base de clientes de uma  transportadoras em ribeirão preto podem ser separados de acordo com o comportamento deles.

Há os clientes inativos, os clientes desengajados, os clientes muito engajados e os clientes principais.

Cada um desses perfis tem mais a ver com um tipo de oferta. Na hora de programar o algoritmo de recomendações, use os dados previamente coletados para trazer as ofertas mais atrativas.

  1. Invista em personalização

Para fidelizar o maior número de clientes, as empresas têm que investir em atendimento personalizado.

Os clientes mais engajados esperam por vantagens e benefícios diferenciados. Identifique quais são eles na sua base de consumidores e elabore estratégias pensadas especialmente para essa faixa de público.

A pesquisa Delivering For The New Consumer, publicada em 2018 pela RILA e pela Accenture, aponta que a maioria dos clientes estão dispostos a informar dados em troca de tratamento diferenciado.

As preferências variam de cupons e programas de fidelidade a ofertas exclusivas e possibilidade de ganhar prêmios.

  1. Calcule a receita

Ao fim da jornada dos leads pelo funil de vendas, a equipe responsável deve mensurar os resultados que foram alcançados.

Os cálculos da taxa de conversão, o impacto das estratégias de marketing e a receita gerada no final do processo dão o panorama necessário para a empresa continuar aprimorando as técnicas.

Os dados exercem papel de destaque nessa parte. É a partir deles que os profissionais envolvidos vão saber identificar os pontos fortes e os pontos fracos das abordagens realizadas.

Fazer esses cálculos é vital para que o negócio continue progredindo, minimizando os prejuízos e aumentando gradualmente a receita.

Considerações finais

O objetivo principal do texto é destacar a importância central que os dados têm para as vendas online nos dias de hoje.

Trouxemos ideias básicas sobre os benefícios e as formas como o marketing de dados pode ser aplicado sistematicamente.

É necessário salientar que a manipulação de informações deve ser realizada sempre com o consentimento do visitante.

Essa é parte integrante da nova realidade do e-commerce, mais transparente e mais otimizado. A partir de hoje, as estratégias de marketing não serão mais as mesmas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar nas redes sociais

Leia também