Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

O QUE É A CULTURA ORGANIZACIONAL?

Ter funcionários engajados, que “vestem a camisa” da empresa, criar hábitos e valores éticos e políticas internas são apenas alguns dos benefícios que a Cultura Organizacional pode trazer para seu negócio. Mas, você sabe o que é de fato essa tal Cultura Organizacional e como cada “peça desse quebra cabeça” é importante?

De forma simples, ela reúne os valores, objetivos, missão e valores de uma empresa. Definir esses pontos é importante, pois eles irão decidir quais trabalhos devem ser feitos dali para frente e de que maneira.

Além disso, o próprio funcionário tem muito a ganhar com uma cultura organizacional estruturada, já que eles vão começar a entender o negócio. Porém, não existe uma fórmula secreta, ou um tipo de cultura que se encaixa de qualquer empresa. Cada uma possui seu próprio sistema e precisa se adequar a ele.

Um dos primeiros passos é deixar claro quais são os objetivos da sua organização e saber também qual a imagem que deseja transmitir. Uma boa forma de manter os funcionários sempre atentos é através de um mural, local onde poderá ser publicado as principais notícias sobre seu negócio.

Outro fator importante também é que todas as regras devem ser aplicadas para todos, sem distinção. Assim, o ambiente de trabalho será mais agradável, sem possíveis burburinhos que possam surgir e quebrar a harmonia.

Ter foco nos resultados vai ajudar bastante a traçar a meta ideal. Portanto, saiba onde quer chegar e elabore uma estratégia para alcançar esse objetivo, em conjunto com sua equipe. Esse pontapé inicial deve partir da liderança, para motivar toda a equipe a seguir na mesma direção.

Compartilhar nas redes sociais

Leia também