Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

O QUE É A METODOLOGIA SCRUM?

Os métodos ágeis são úteis no desenvolvimento de Software e em gerenciamento de projetos. Geralmente utilizados para dar uma maior flexibilidade na programação, aumentar a comunicação entre as equipe de desenvolvimento e melhorar o desempenho e a qualidade dos projetos.

Scrum é uma metodologia ágil originalmente criada para desenvolvimento de Software, porém pode ser usado em qualquer empresa e em qualquer ramo de atuação. Neste método há um feedback constante, o cliente é informado sobre o andamento do desenvolvimento do produto desde o começo, gerando uma maior satisfação. Os aplicativos ganham melhor qualidade e suas funcionalidades são 100% desenvolvidas devido à ótima organização das tarefas. Em algumas metodologias, por não haver divisão de tarefas organizadas mensalmente ou semanalmente como o Scrum, pode acabar não se realizando tarefas por completo ou até mesmo não sendo executadas.

Para entender melhor o Scrum, é necessário entender o significado de cada função dos participantes da equipe. As equipes são compostas por um Scrum Master, um Product Ownere um Scrum Team.

O Scrum Master é o responsável da equipe por estar entrando em contato com o cliente, recebendo suas solicitações e verificando o que será possível realizar. Tem como objetivo, comandar a equipe de desenvolvimento do projeto, removendo tudo aquilo que interfere no desempenho e agregando tudo o que permite facilitar ou melhorar o processo.

Já o Product Owner é o cliente, ou seja, a pessoa que solicitou o desenvolvimento do software. É responsável por informar os requisitos necessários do software, solicitar alterações e manutenções no mesmo, e principalmente, identificar quais de suas solicitações, juntamente com o retorno do Scrum Team, serão dadas como prioridade. O cliente praticamente faz parte da equipe de desenvolvimento, tendo contato sempre com o Scrum Master, fazendo suas solicitações e até mesmo, sugestões.

E por último, a Scrum Team refere-se aos membros da equipe, responsáveis por cumprir as solicitações. Além de ajudar o Product Owner na escolha da prioridade das tarefas a serem realizadas, outra função importante é a estimativa de tempo que será gasto para concluir uma tarefa.

Esta metodologia divide o desenvolvimento de Software em iterações curtas, de uma semana ou Sprints de até trinta dias. As tarefas são separadas por prioridades, onde as com maior prioridade são as primeiras a serem executadas. (SOARES, 2004).

A lista de requisitos com maior prioridade, escolhidas para participarem do próximo Sprint é chamada de Backlog. Além de novas implementações no Software, esta lista também pode possuir correções de bugs e questões técnicas.

As empresas decidem um dia em específico para dar início ao Sprint e quanto tempo irá durar. A cada Sprint concluída uma versão do software é entregue para o cliente analisar e dar o retorno sobre ele, podendo solicitar qualquer tipo de alteração. Após isto, é feito o Sprint Planning Meeting, como mostrado, reunião dividida em duas partes, onde a primeira o Product Owner define os requisitos e as prioridades das tarefas, já na segunda são escolhidas as tarefas que serão realizadas do próximo Sprint.

De acordo com Kniberg (2007), o Sprint é uma reunião crítica e provavelmente o evento mais importante do Scrum. Um sprint mal organizado pode gerar um enorme problema ao decorrer do desenvolvimento.

Diariamente a equipe realiza uma reunião de até 15 minutos, chamada de Daily Scrum, onde os membros conversam entre eles para que possa ser identificado o progresso da equipe a respeito do objetivo do Sprint.

No final de cada Sprint, são realizadas duas outras reuniões, a Sprint Review e Sprint Retrospective. A primeira é feita para que seja analisado o trabalho que foi concluído e o que não foi, e apenas se estiver completo deve ser demonstrado ao Product Owner. E a segunda os membros se reúnem para analisar como foi o Sprint, verificar como ocorreu e o que pode ser melhorado.

Uma das características mais marcantes desta metodologia é a utilização de pouca documentação comparada com outros modelos. O Scrum da maior ênfase no desenvolvimento de Software com qualidade e satisfação do cliente do que realizar a documentação de tudo que é feito. Em métodos tradicionais normalmente cada ação é documentada, porém na metodologia ágil, principalmente no Scrum, é realizada a documentação apenas do que irá agregar valor, como por exemplo, um documento de visão, que contém o que será realizado e o que será necessário para realizar as tarefas, e também um Product Backlog, que possui a lista de requisitos organizada por prioridades.

REFERÊNCIAS – Rafael Francovig;

Compartilhar nas redes sociais

Leia também