Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

O QUE É SUCESSO EM PROJETOS?

A definição de sucesso pode ser tratada de forma muito ampla para muitas pessoas. Entretanto, se faz importante entender um pouco melhor sobre este assunto, além é claro de definir o que o mesmo significa.

Segundo o dicionário Aurélio (2009), sucesso possui vários significados. Dentre eles, podemos destacar: é aquilo que sucede; acontecimento, sucedimento, resultado, conclusão, bom êxito, resultado feliz.

Desta forma, o sucesso pode ser encarado como a conclusão de algo que é atingido com êxito.

Antigamente, as empresas não utilizavam ferramentas de gestão como hoje, onde se faz possível metrificar, estimar e controlar o andamento de um projeto. Desta forma, saber se um projeto obteve sucesso era realmente difícil.

Com o passar dos anos, alguns controles foram sendo criados e incorporados para medir o sucesso do projeto.

Projetos que eram desenvolvidos dentro do prazo, sem ultrapassar os custos estimados, seguindo os padrões de qualidade definidos pelo cliente eram considerados como projetos de sucesso. (KERZNER 2002).

Isto mostra que o sucesso, para ser alcançado, precisa que alguns fatores básicos sejam levados em consideração e bem trabalhados. Sem que se exista planejamento, medição, controle de fatores como o prazo, custo e qualidade, o sucesso não pode ser atingido.

Em 1969 surgiu o PMI (Project Management Institute). Este órgão passou a definir boas práticas para o gerenciamento de projetos. Buscando auxiliar as empresas e os gerentes de projeto, o PMI publicou o livrou PMBoK (Project Management Body of Knowledge). Este livro baliza pontos que devem ser tratados para o gerenciamento de projetos de forma mais eficaz. É evidente que existem outros fatores que determinam o sucesso em um projeto.

Kerzner (2002) define que o sucesso pode ser mensurado em:

– Fatores primários; entregar o projeto no prazo sem estourar o orçamento seguindo os padrões de qualidade que o cliente definiu.

– Fatores secundários: quando o cliente aceita o projeto e permite que seu nome seja utilizado como referência pela empresa.

O que Kerzner (2002) quer discorrer, é que, além de fatores primordiais para o bom andamento de um projeto, como cumprimento de prazos, orçamento e qualidade, para que o sucesso verdadeiro seja alcançado, se faz necessário que o cliente aprove o projeto. O sucesso do projeto é atingido, quando o cliente demonstra satisfação com o mesmo. Isto irá resultar na liberação por parte do cliente, para utilização do seu nome como referencia. Desta forma, para que o sucesso seja alcançado, se faz indispensável levar em consideração o cliente. Ter o projeto orientado à atender as necessidades apresentadas fará a diferença para se alcançar o sucesso. Isso deve partir de um bom planejamento do projeto, levando em consideração as necessidades e desejos do cliente, com um escopo bem definido.

Assim, um projeto de sucesso é aquele que alcance o escopo definido, dentro do prazo e custo estimado, seguindo os padrões de qualidade pré-definidos. Isso irá resultar na satisfação e aceitação do cliente, permitindo que a empresa que desenvolveu o projeto utilize o nome da organização do cliente como case de sucesso.

Referências:

AURÉLIO, Novo Dicionário. 4o edição. Curitiba. Positivo, 2009.

KERZNER, Harold. Gestão de Projetos – As Melhores Práticas. Porto Alegre. Bookman, 2002.

Escrito por – Willian Trovo;

Compartilhar nas redes sociais

Leia também