Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

Saiba como a Automação de Marketing ajuda a otimizar seus processos no marketing

O perfil de cada internauta diferencia em detalhes que podem ser percebidos e trabalhados a partir da aplicação da automação de marketing dentro da rotina de uma empresa.

Dessa forma, é possível programar o envio de e-mails para os endereços que foram disponibilizados de maneira espontânea pelos leads. Também é possível publicar postagens em redes sociais de forma automática, em horário definido previamente.

A automação de marketing ajuda no acompanhamento da jornada de compra dos clientes, identificando o funil de vendas até o clique final do cliente, e também no pós-venda, bem como na nutrição desses leads de forma mais adequada e com regularidade.

No mais, essa automação é necessária nos dias de empresas que estão ligadas ao ambiente virtual e agiliza tarefas que se repetem cotidianamente, melhorando a produtividade das equipes.

Pode-se observar diversos benefícios após a automação de marketing, entre os quais:

  • Marca presente no dia a dia do consumidor;
  • Percepção de aumento no volume de vendas;
  • Personalização de comunicação com internauta
  • Potencialização de resultados em redes sociais.

Há diversas ferramentas de automação disponíveis no ambiente virtual e que podem ser aplicadas em diferentes estratégias, como os apresentados a seguir.

Prática de SEO e direcionamento de páginas

Quando uma empresa decide compartilhar experiências por meio de vídeos, podcasts, textos e artigos, ela se coloca à disposição dos internautas de maneira abrangente.

Desde resolver um problema específico relacionado a compras de produtos e serviços, até indicar caminhos que podem aplicar métodos específicos.

Para que os sites corporativos, as redes sociais e demais plataformas digitais possam ser acessadas, é preciso uma busca em um site de pesquisa. Para isso, utilizar a prática de SEO (Search Engine Optimization) dentro da automação de marketing é bastante efetivo.

Utilizando palavras-chave e sentenças que podem ser identificadas por meio de algoritmos, internautas encontram as empresas que disponibilizam conteúdo que pode interessar, de alguma forma, pelo que procura.

Por isso é importante investir em segmentos diferenciados, como anunciar no Google Ads para que o site, ou qualquer outra plataforma, tenha uma exposição em destaque nas primeiras páginas do site de pesquisa, patrocinando determinado link, conteúdo ou palavra-chave.

Sendo assim, a visualização das páginas aumenta, o que pode resultar em novos negócios de maneira contínua.

A automação está na prática constante do SEO, com ferramentas que ajudam a determinar os assuntos do momento, e como as buscas se encaixam em determinadas pesquisas.

É um trabalho contínuo, e que precisa ser empregado de maneira inteligente, inclusive abrangendo as plataformas digitais definidas como redes sociais.

Contudo, para além das métricas que também podem ser otimizadas e as práticas de SEO, a automação pode ser empregada em outras ações nos sites.

Imagens e fotografias atraem público interessado

Uma fotografia profissional de um produto em exposição na vitrine virtual pode ser um chamariz interessante quando se trata de vendas pela internet.

Além do SEO que pode ter levado o internauta a chegar até uma página específica, como as famosas hashtags (#) (acrescidas de uma palavra ou sentença específica), há outro método pago que pode ajudar as empresas.

O investimento na automação de distribuição via Instagram Ads permite que usuários dessa plataforma possam visualizar postagem com o indicativo de que é uma publicidade.

Ou então por outras ferramentas dessa mesma plataforma, que são automatizadas e alcançam um público variado, mas com interesses em comum, por meio dos Stories, em que podem ser reproduzidos vídeos de curta duração.

Após a atração do público, ou divulgação de um produto ou serviço, o possível cliente pode ser direcionado automaticamente para uma tela de compras e/ou atendimento.

Aqui, o usuário pode ser convidado a oferecer mais informações, ou já para o processo de check-out.

Contudo, algumas dúvidas podem surgir, e nesse momento um chatbot pode estar disponível na página também para esclarecer tais dúvidas e auxiliar o usuário a finalizar a compra. Esse é um processo de automatização do atendimento, facilitando-o – já que não é preciso um atendente para essa atividade.

Maior rede social do mundo aberta a anúncios

Assim como a rede social dedicada basicamente a imagens, é preciso saber como funciona o Facebook Ads para que toda empresa esteja inserida na maior plataforma de compartilhamento do mundo.

Com um público abrangente, é possível direcionar os anúncios identificando:

  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Interesses;
  • Interações.

Tudo isso de maneira automatizada, com as ferramentas apropriadas que a própria plataforma disponibiliza para as empresas que querem investir de maneira correta na imagem da marca junto ao público-alvo.

Presença nos meios digitais é inevitável

Se uma empresa não está nas plataformas digitais em forma de site, blog ou mesmo nas redes sociais, pode ter certeza que a concorrência está, e pode estar atendendo um cliente em potencial por causa da proximidade ou identificação com a marca.

Por isso, é imprescindível investir em Marketing Digital de forma constante e com inteligência para otimizar os resultados para o empreendimento.

Vale ressaltar que a automação digital é diferente do e-mail marketing, mas que ambas podem ser conciliadas para melhores resultados.

Assim, enquanto o primeiro abrange diversas ferramentas, como as apresentadas anteriormente, o e-mail marketing apenas atinge um público que disponibilizou o endereço eletrônico de forma espontânea, dentro de uma captação de leads, mas podem ser categorizados e enviados conforme processos de automação.

Assim, a automação de marketing proporciona um engajamento muito maior entre a marca e os clientes, estreitando o relacionamento sob aspectos diversos.

Com isso, a integração entre as ferramentas de comunicação digital podem ser acompanhadas, favorecendo os trabalhos de divulgação de forma ampla e irrestrita, em todos os sentidos.

Compartilhar nas redes sociais

Leia também