Acompanhe aqui as novidades
no mundo do MMN

UX DESIGN

“User Experience” ou simplesmente “UX”, é um termo criado por Donald Norman que surgiu por volta da década de 90, para definir o nível de satisfação do usuário ao utilizar determinado sistema (site, aplicação Web ou desktop). Para que seja possível garantir uma boa experiência ao usuário, são levados em consideração fatores como: Acessibilidade, Usabilidade, Desempenho, Design e Ergonomia.

Atender as especificidades e necessidades do usuário, utilizando desde elementos visuais à arquitetura adequada do sistema, é o mínimo para que seja realizado um excelente UX Design, alcançando com êxito o que é esperado pelo usuário.

Os profissionais que trabalham com UX (UX designers), trabalham focados não somente na experiência do usuário, mas no processo como um todo. É necessário estudar o comportamento, ter envolvimento com a equipe digital, analisar a efetividade de conversões e pensar no impacto gerado pela marca no usuário. Eles procuram maneiras de facilitar o uso, estudam a eficiência na execução de tarefas e a real utilidade do sistema.

Antes do termo UX Design ganhar adeptos, as decisões de design tinham o foco na marca e na estética, não dando a importância devida sobre como o usuário utilizaria o sistema e o sentimento sobre isso.

Felizmente, hoje em dia, o ponto de partida de qualquer projeto de UX é conhecer o público-alvo. Pois tendo esse conhecimento é possível desenvolver experiências agradáveis ao usuário, promovendo assim uma maior interação marca-cliente e crescimento de resultados.

A experiência não é somente a usabilidade, arquitetura da informação, design, a interface de usuário ou somente a arquitetura do software. A experiência engloba todas essas questões e outras tantas, pois ela é o que o usuário sente sobre o que realmente lhe importa, pois afinal, um sistema com o código limpo e sem falhas é o mínimo que o usuário espera, e o que o faz utilizar determinado software não é o código, tampouco pela interface de usuário, mas sim porque há algum objetivo maior. Por isso é tão importante que esse objetivo seja atingido da maneira mais satisfatória gerando uma ótima Experiência para o Usuário.

REFERÊNCIAS – Ana Beatriz Kaibara;

Compartilhar nas redes sociais

Leia também